A Prefeitura de Dourados, através do Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realizou ação de testagem para DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) na Casa da Acolhida. Foram realizados 80 testes para identificar as doenças HIV, sífilis e hepatite B e C.
Ao todo, foram atendidas 20 pessoas que passaram pelo local. A coordenadora da população LGBTQIA+, Cláudia Rosa de Assumpção Pompeu, foi responsável pela iniciativa. “Os testes são disponibilizados de forma gratuita para a população, mas muitas vezes quem está na Casa da Acolhida tem dificuldades em buscar esses serviços e por isso sugerimos que os testes fossem feitos”, pontuou.
Com isso, uma equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), foi até o local realizar os atendimentos. Foram identificados dois casos positivos para Sífilis, sendo as pessoas encaminhadas para tratamento e um teste de HIV reagente, sendo o usuário encaminhado para tratamento também no SAE.
A coordenadora da Casa da Acolhida, Marta Pereira Rebeque, ressalta que a ação preza pelo cuidado da população que é atendida no local. “Essa foi a forma que encontramos para auxiliar essa população, os casos positivos foram encaminhados para tratamento especializado”, reforçou.
Nesta mesma ação, foi realizada a distribuição de preservativos masculino e feminino, com orientações, esclarecimentos e palestras individuais.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)