Esportes

Prefeitura da Capital realiza cerimônia de premiação dos Jogos Municipais dos Idosos 2023

O campeonato visa ainda colocar os atletas do município em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual.

Publicado

on

A cerimônia de premiação da 20ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos (JOMI 2023) foi marcada por muita festa e emoção. O evento aconteceu nessa sexta-feira (04), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovó Ziza, no Bairro Tiradentes. A solenidade contou com a presença dos participantes que vibraram com os resultados obtidos ao longo da competição. Foram mais de 500 competidores nas modalidades: damas, natação, tênis de mesa, atletismo, xadrez, bocha, bozó, concurso de dança, dominó, malha, sinuca, truco ponto acima e voleibol adaptado.

Os Jogos Municipais dos Idosos, realizados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), têm o objetivo de desenvolver o intercâmbio entre as pessoas idosas atletas atuantes na sociedade, fomentando a prática esportiva, de recreação e lazer para esta faixa etária. O campeonato visa ainda colocar os atletas do município em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual.

“É um prazer poder estar com vocês neste momento. Nós seguiremos trabalhando para que mais e mais ações voltadas à pessoa idosa sejam implementadas na nossa cidade. Muito mais que apenas cumprir com obrigações da administração pública, mas também como forma de valorização e agradecimento a todos pela contribuição na construção da nossa história”, ressaltou a Prefeita Adriane Lopes.

Participaram do JOMI 2023, o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação – ACP; AABB; Sistema Integrado de Economia Solidária – Consol; Fênix; Instituto Sangue Bom – HRTO; os Centro de Convivência do Idoso (CRAS), Vovó Ziza, Jacques da Luz; Centros de Referência de Assistência Social, Canguru, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida e Vila Nasser.

O aposentado Antônio de Freitas (63), que conquistou medalha de prata nos 800 metros e ouro no revezamento do atletismo, falou de sua primeira participação na competição. “Eu não conhecia os jogos ainda, descobri agora e pretendo participar de todas as edições. É uma emoção muito grande estar aqui. O esporte é essencial, nos ensina muita coisa e nos melhora em muitos aspectos, inclusive no que diz respeito à saúde. A organização está de parabéns e que venham os próximos”.

“O empenho de todos os envolvidos é fantástico. Ver, tanto os participantes, quanto as equipes de bastidores trabalhando com afinco e felizes, vestindo a camisa, nos mostra o porque de chegarmos à vigésima edição e, mais uma vez, com esse enorme sucesso”, destacou o diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano.

“Eu pratico corrida já há uns 7 anos, mas é a primeira vez que disputo os 100 metros. Quando você se propõe a praticar um esporte, automaticamente outras práticas saudáveis precisam ser incorporadas na rotina. Muda alimentação, entra a academia para fortalecimento muscular e os reflexos disso são sentidos nas atividades do dia a dia”, explica Ana Lúcia Silva Oliveira (64), medalha de ouro nas categorias 100 metros e revezamento 4 por 100 no atletismo.

A atleta destaca ainda a importância da realização de competições como os Jogos dos Idosos, que oportunizam a prática esportiva e disputa de maneira justa. “Somos muito gratos à administração municipal por organizar os jogos, por ter categorias específicas. Isso é maravilhoso. É muito complicado competir com pessoas bem mais jovens, então, aqui podemos demonstrar todo nosso potencial e disputar em pé de igualdade com os concorrentes”, conclui.

O campeonato aconteceu entre os dias 29 de junho e 20 de julho, e a intenção foi proporcionar canais de comunicação, além do convívio social, trocas de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso na sociedade. A ação visa ainda colocar os atletas do município em representações em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual.

Medalha de ouro nos 100 metros rasos no atletismo e prata no arremesso de peso, Eliude de Andrade Cavalheri (77) conta que começou a praticar esporte um pouco antes da pandemia e que não pretende parar tão cedo. “Eu não vou parar, nem penso nisso. A idade, definitivamente, não é um limitador, os obstáculos vêm da mente. Quando estou competindo, não tenho tempo para pensar em quantos anos tenho ou nos problemas do dia a dia.

Eliude fala também de outros dois pontos de extrema relevância, presentes nos Jogos Municipais dos idosos, a promoção da interação e a valorização dos participantes. “A gente faz exercícios, a gente cuida do corpo mas, o melhor de tudo é que nós ocupamos a cabeça. Nos movimentar é fundamental, mas a interação, a socialização é determinante para uma vida de qualidade. Eu me sinto muito importante praticando esporte e participando das competições. Esses eventos são importantes porque valorizam as pessoas. Quando vocês está no pódio e recebe uma medalha, é uma conquista, e essa valorização produz efeitos inexplicáveis, nos motiva a seguir dando nosso melhor e evoluindo, sempre”.

Foram premiados com medalhas os classificados em 1º, 2º e 3º lugar; troféus para 1º, 2º e 3º colocados por modalidade.

Os Jogos Municipais dos Idosos fazem parte do Programa Movimenta Campo Grande, que tem o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável da população.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile