Porto Murtinho, município sul-mato-grossense situado a 439 quilômetros de Campo Grande, teve a maior temperatura do Brasil na tarde desta sexta-feira (22), de acordo com o levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os termômetros chegaram a registrar 39,3ºC às 15h.
Marilândia, no Espírito Santo (38,9); Juti, em Mato Grosso do Sul (37,8); Vitória e São Mateus, também no Espírito Santo (37,7ºC); Piripiri, no Piauí (37,2); e Cambuci, no Rio de Janeiro (37,2), completam a lista, divulgada pelo sistema de monitoramento eletrônico.
A instabilidade atmosférica que provoca frentes frias e ondas de calor é explicada pela atuação de uma área de baixa pressão. O Estado segue com alertas de “calorão” até às 9h de sábado (23).
O fim de semana e a segunda-feira (25) de Natal não devem sofrer modificações. O calor permanece, com possibilidade de chuva, e a máxima deve chegar aos 34ºC durante os próximos dias em Campo Grande. Os termômetros não devem passar dos 33ºC em Dourados e Três Lagoas, e dos 34ºC em Corumbá.
(Fonte: Campo Grande News. Foto: Reprodução)