Um arrendatário de 63 anos, residente em Doutor Camargo (PR), foi autuado pela segunda vez por incêndio de área para renovação de pastagem em 15 dias.
Ele havia sido autuado administrativamente no dia de 27 de julho, em R$ 52 mil por incêndio em vegetação removida, com derrubada de árvores de grande porte e galhadas em amontoados, em área de 52 hectares, por policiais militares ambientais de Anaurilândia. No dia, os policiais trabalhavam na operação Prolepse em trabalhos preventivos de orientação, quando se depararam com a área incendiada na fazenda, localizada a 43 km da cidade.
Nesta quarta (11), os policiais militares ambientais se depararam com nova área de vegetação removida e queimando em amontoados, em área já gradeada para renovação da pastagem na mesma propriedade arrendada pelo infrator. Os militares realizaram levantamentos com uso de GPS e drone, medindo a área incendiada que perfez 97 hectares. Dessa vez, o infrator foi autuado administrativamente e foi multado R$ 97 mil.
Depois da proibição da queima controlada por 180 dias no Estado, inclusive, para quem possuía licença e não havia realizado a queima, o Comando da Polícia Militar Ambiental vem intensificando os trabalhos na Operação Prolepse de prevenção aos incêndios.