A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (26), um mandado de busca e apreensão na cidade de Dourados, com o objetivo de combater crime de descaminho.
O alvo foi uma pessoa (nome não informado) que comprava celular no Paraguai sem documento de importação e vendia os eletrônicos pela internet.
A região da grande Doruados vem sendo investigada sobre descaminho. Na semana passada, a PF e a Receita Federal deflagraram a Operação Partidas Dobradas, que teve por objetivo desarticular grupo criminoso especializado no registro de notas fiscais “frias” e na criação de empresas “fantasmas” para amparar o transporte e a entrada ilícita de produtos estrangeiros no Brasil.
De acordo com as investigações, a partir de 2018, o grupo foi responsável pela emissão de mais de 35 mil notas fiscais, as quais somaram aproximadamente R$ 200 milhões. A remuneração pela prestação desse serviço era feita de várias maneiras, dentre elas, o recebimento de um percentual sobre o valor global de cada nota fiscal.
Na ação foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de Ponta Porã/MS, Dourados/MS e São Paulo/SP, além do bloqueio de bens pertencentes aos envolvidos.