Ninguém sabe, só quem viu – Pela segunda vez em 12 dias, avião oficial da Presidência da República foi visto na BACG (Base Aérea de Campo Grande). O que faltaram desta vez foram explicações. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Planalto pelo telefone e depois de muita insistência, a servidora, que se identificou apenas como recepcionista, disse que não havia ninguém no setor, porque havia sido decretado ponto facultativo nesta segunda-feira (28), para que servidores pudessem assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra a Suíça.
Fato – A Base Aérea não quis dar detalhes. Por meio da assessoria de imprensa, disse apenas que essa informação era restrita ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Fato é que aeronave com a mesma pintura dos aviões presidenciais foi filmada por leitor do Campo Grande News, às 7h55 de ontem, no pátio da BACG. No dia 16 de novembro, a última vez que um dos veículos de transporte aéreo oficial havia sido flagrado no local, a informação era de que se tratava de um treinamento.
Sem compromissos – No vídeo, enviado à reportagem pelo leitor, ele até faz menção ao presidente Jair Bolsonaro (PL) estar em Campo Grande (MS), mas outro fato é que o chefe da nação não tinha nenhum compromisso oficial da agenda desta segunda-feira. Os aviões da Presidência não transportam exclusivamente o presidente. Ministros ou outras autoridades podem viajar nas aeronaves se houver autorização do Planalto.
Sumiço – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) está à procura da certidão cartorária que comprova a morte de Luccas Abagge, 32 anos. Ele morreu no dia 10 de setembro em confronto com a Polícia Civil de Fátima do Sul. Conforme informado à época pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais), a troca de tiros aconteceu numa casa onde ele se escondia, sete dias depois da fuga cinematográfica da PED (Penitenciária Estadual de Dourados).
Como assim? – Conforme registrado pelo MP no processo aberto contra Abagge por falsidade ideológica, a Polícia Civil de Fátima do Sul “informou que não consta a certidão de óbito no inquérito policial que tramita naquela delegacia e que o óbito não foi registrado no cartório local”. O juiz Marcelo Guimarães Marques determinou, então, que a delegacia localize o documento em 20 dias. A comprovação da morte é necessária, por exemplo, para arquivar a ação penal.
Quem é mesmo? – Luccas era filho de Beatriz Abagge, conhecida pelo “Caso Evandro”, a morte do menino de 6 anos em Guaratuba (Paraná), no ano de 1992. Ele estava foragido da Justiça paranaense, onde acumulava condenações por homicídios. Foi preso em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, depois de ser abordado na noite do dia 18 de junho e apresentar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) falsa, em nome de Evandro Oliveira Ribeiro. Ele estava com a esposa, que disse desconhecer que o marido era foragido e que acreditava que seu nome fosse mesmo Evandro.
Sorteio – Depois da agenda oficial para a sanção da lei que cria a Política Estadual de Alternativas Penais em Mato Grosso do Sul, com objetivo de reduzir o número de pessoas encarceradas, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez o tradicional sorteio de metade do seu salário, referentes aos meses de setembro e outubro. Dentre as 120 entidades aptas a participar da premiação, a ACBR (Associação Campo-grandense Beneficente de Reabilitação) e IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico) foram os contemplados da vez.
Plantão – A Prefeitura de Campo Grande está empenhada mesmo em arrecadar os impostos atrasados. Nesta segunda-feira (28), dia em que servidores de várias repartições foram dispensados do trabalho bem mais cedo, para assistir a partida entre Brasil e Suíça, a Central do IPTU funcionou normalmente para receber os contribuintes em débito com município. O programa que dá descontos para os cidadãos negociarem as dívidas vai até dia 20 de dezembro.
Arte no Paço – Projeto da administração municipal, o Arte no Paço inaugurou nesta segunda-feira (28) a oitava e última exposição de 2022, com as obras de Regiane Spolon. Até o dia 28 de dezembro, o público poderá admirar e comprar as peças produzidas com a utilização de folhas de árvores.
Vernissage – Nesta terça-feira (29), a partir das 19h, a Prefeitura, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), inaugura mais uma exposição de trabalhos de artistas contemplados com o I Prêmio Ipê de Artes Visuais. Serão expostos os lambe-lambe, junto de registros fotográficos, de Léo Mareco, e as pinturas a óleo de Kim Matos. O vernissage acontece na Galeria de Vidro, dentro da Plataforma Cultural, que fica na Avenida Calógeras, n.º 3.015. A entrada é gratuita.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)