Campo Grande é um dos municípios mais arborizados do País. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a capital Morena tem uma média de 153.122 árvores plantadas nas vias urbanas. Para cada cinco habitantes, a média é de pelo menos uma árvore plantada. Nesta terça-feira, 29, a cidade ganhou mais um pequeno bosque de plantas frutíferas e de espécies do cerrado.
A ação, idealizada pelo Supermercado Comper, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), resultou no plantio de 308 mudas de várias espécies em uma praça localizada no bairro Parque dos Girassóis. O número veio de um desafio proposto em 2021, no dia do aniversário de Campo Grande, nas redes sociais: para cada foto com a hashtag #CéuazulComper, marcando o perfil da empresa no Instagram, uma árvore seria plantada.
Para o gerente nacional de marketing do Supermercado Comper, Daniel Azzola, o projeto mostra como a sustentabilidade está no DNA da empresa. “Sempre visamos programas como esses porque temos como prioridade a preocupação com o meio-ambiente. Queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para deixar Campo Grande cada vez mais bonita, arborizada e sustentável”, afirma.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Henrique da Costa, está muito feliz com a parceria e esperançoso com as novas “moradoras” da cidade. “É uma iniciativa importante para Campo Grande, que vai promover no futuro qualidade de vida para os campo-grandenses. Esperamos que de fato essas espécies cresçam e se tornem grandes árvores, para serem parte da paisagem da capital”, ressalta.
Quem também aprovou a ação foram os vizinhos da praça onde elas foram plantadas. “Temos hoje uma praça quase sem sombra, e ela precisa ser arborizada, porque o sol forte aqui castiga. Não podemos fazer eventos ou reunir os moradores se não tivermos sombra, pois não tem onde as pessoas ficarem. Esse plantio é muito importante para nós, não só pela questão do meio ambiente, mas também por suprir a falta que a praça tinha de sombra”, testemunha Deodato Daniel da Silva, presidente da associação de moradores do bairro Parque dos Girassóis.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)