O IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), que desenvolve atividades ambientais em Bonito e região, realiza pelo segundo ano seguido uma campanha de coleta de doações para ajudar no plantio de árvores nativas e restauração da mata ciliar em trechos dos Rios da Prata e Mimoso. A ação, que leva o nome Bosque das Mães, em alusão ao Dia das Mães, lançou uma página em que as pessoas podem apoiar o plantio de uma ou mais árvores, conforme escolher, ao custo de R$ 20 cada.
No ano passado, a campanha teve muita adesão e, por isso, estabeleceu-se a meta de 1.200 mudas. Algumas são de viveiros locais, outras doadas por órgãos públicos e empresas, de espécies como Ipê, Cumaru, Jacarandá, Bocaiuva Copaíba e Manduvi.
Muitas são frutíferas, não a troco de nada. O presidente da entidade, Eduardo Coelho, aponta que aves e outros bichos vão consumir as frutas e, com as fezes, esparramar sementes e ajudar naturalmente no reflorestamento.
Conforme Coelho, o pedido de doações é para os custos de plantio, como compra de estacas e pagamento de pessoal que trabalha para o Iasb. A entidade vai até às propriedades rurais e pede a autorização para o plantio na mata ciliar. Em alguns locais, já houve a restauração, explica.
Por vincular a campanha ao Dia das Mães, o Iasb confeccionou um certificado digital que será enviado a cada pessoa que ajudar com o plantio.