Uma das transformações mais facilmente visíveis ocorridas na AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) nos últimos doze meses foi a adoção do novo nome, AGEMS, substituindo a antiga sigla Agepan. A mudança destaca a real identidade da Agência, seus objetivos e seu pertencimento ao Estado sul-mato-grossense. Desde dezembro de 2001 a nova nomenclatura está presente na documentação formal, nas redes sociais, nas peças de comunicação apresentadas à população.
“Chegamos na Agência com a proposta de inovar, modernizar, melhorar as entregas, nos aproximar do cidadão. E para isso, um dos desafios é torná-la conhecida dos usuários, mostrando quem somos, o que fazemos e como o trabalho contribui para a qualidade dos serviços concedidos”, explica Carlos Alberto de Assis, que assumiu a Diretoria da Presidência no dia 12 de abril de 2021.
Participação popular
Criada pela Lei 2.363, de 19 de dezembro de 2001, a autarquia tinha o nome resumido na sigla Agepan, uma referência à palavra Pantanal, mas que não remete ao Mato Grosso do Sul. Fora do Estado e até dentro do próprio território, sempre houve muitas confusões com organizações com siglas parecidas e desconhecimento sobre o papel da Agência.
Com a disposição de transformar essa realidade, a nova gestão propôs a mudança e a população foi convidada a participar da escolha. Uma enquete popular on line apresentou cinco opções. Houve mais de 500 contribuições, e AGEMS foi a escolha da maioria com 32,9% dos votos. “É um nome mais objetivo e representativo da regulação e que, de fato, cria uma identidade regional”, celebra o diretor-presidente Carlos Alberto.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)