Cidades

MS tem 3ª maior taxa de assassinatos de indígenas do país

Em 2019, 39 indígenas foram assassinados no estado

Publicado

on

Mato Grosso do Sul registrou uma taxa de homicídios de indígenas de 44,8 por 100 mil em 2019. O percentual foi o terceiro maior do país, segundo dados do Atlas da Violência divulgado nesta terça (31), sendo superado por números registrados no Rio Grande do Norte, 68,8, e em Roraima, 57.

De acordo com o Atlas da Violência, 39 indígenas foram assassinados em Mato Grosso do Sul no ano de 2019, o que representa 20,9% do total registrado no Brasil (de 186). Nesse sentido, apenas Amazonas (49) e Roraima (41) tiveram números absolutos maiores.

O estudo aponta também que o Estado está entre os cinco estados onde a taxa de homicídios de indígenas supera a de assassinatos da população como um todo (17,7 por 100 mil habitantes) em 2019.

Ainda segundo o Atlas da Violência, a taxa de assassinatos em municípios de Mato Grosso do Sul com Terras Indígenas (TIs) é um pouco maior: 53,6 por 100 mil habitantes. Nos municípios do estado sem TIs, a taxa é de 38,2 por 100 mil habitantes.

Essa é a primeira vez que o Atlas da Violência divulga dados sobre violência letal contra indígenas. O estudo é fruto de parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Instituto de Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e tem como base os números apresentados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile