O número de homicídios ocorridos em Mato Grosso do Sul durante os primeiros dias de outubro já é maior do que o mês inteiro do ano passado. Do dia 1º até este sábado (8), a média é de mais de uma morte violenta por dia. Ao todo 11 pessoas foram assassinadas, enquanto durante os 30 dias de outubro de 2021 foram nove.
Em relação aos óbitos mais recentes, a forma como as vítimas foram mortas é o que mais choca a população. De membro do PCC baleado após confronto com a polícia à carbonizado com mãos algemadas, a violência utilizada nos assassinatos aumentou consideravelmente, e na maioria das vezes envolve uso de arma de fogo.
Conforme dados do banco de dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Mato Grosso do Sul registrou 327 ocorrências de homicídio doloso – quando há intenção de matar – durante todo os oito meses de 2022. Até agora, o mês que mais concentrou mortes violentas foi o de janeiro, com 45 casos.
Mesmo que o ano ainda não tenha acabado, os dados apontam que 2022 já é considerado mais violento do que 2021. Entre janeiro e setembro deste ano foram 310 homicídios no estado, 73 deles somente na Capital. No mesmo período do ano passado, foram 316, sendo 92 na Capital.
(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)