Inocência contará com um Centro Integrado Sesi Senai em Inocência. O anúncio foi feito pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante reunião nesta terça-feira (22/10), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, com o presidente da Arauco, Carlos Altimiras, para debatater as principais demandas da nova fábrica de celulose que está se instalando na região, com investimento na ordem de R$ 15 bilhões.
Segundo Longen, o processo de implantação na nova unidade está avançado e já conta com cerca de 1.200 trabalhadores, número que deve chegar a 8.500 a partir do segundo trimestre de 2024. “Será uma movimentação grande e a Arauco está preocupada com isso. Essa também é uma preocupação da Fiems, pois temos o compromisso de dar o suporte necessário, principalmente com relação à qualificação desses trabalhadores”, afirmou.
Diante disso, a Federação das Indústrias irá construir um Centro Integrado Sesi Senai no município para intensificar a presença das instituições na região. “Nós já desenvolvemos trabalhamos de qualificação de mão de obra em Inocência, mas vamos ampliar ainda mais para atender as necessidades não só da Arauco, mas de todas as empresas que também deverão ser atraídas pela nova fábrica, que é um grande projeto”, completou.
O presidente da Fiems ainda adiantou que irá discutir com o Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção do de Mato Grosso do Sul) a construção de moradias para os trabalhadores do setor industrial de Inocência.
Na avaliação do presidente da Arauco, Carlos Altimiras, o encontro foi uma oportunidade de apresentar à Fiems as demandas da indústria e discutir parcerias para solucionar os gargalos. “Nós firmamos uma parceria desde 2022, quando anunciamos a instalação da Arauco em Mato Grosso do Sul. Agora, estamos reforçando esse trabalho com a Fiems. Está sendo muito bom trabalharmos juntos pelo desenvolvimento do estado”, concluiu.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)