Durante a semana de Jornada Pedagógica de 2022, a Escola Estadual Fernando Corrêa, de Três Lagoas recebeu a visita do professor Diogo Ramalho de Oliveira do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pós-doutor em Engenharia pela UNESP, que abordou a produção de materiais didáticos utilizando tecnologia avançada, como impressoras 3D e cortadeiras a laser, na Sala Maker do IFMS.
Cultura Maker
O professor Diogo apresentou vários exemplares fabricados em impressora 3D e discorreu sobre a infinidade de materiais didáticos, como por exemplo o dispositivo em acrílico para demonstrar o Teorema de Pitágoras. A professora Luciana Radim falou sobre a possibilidade de criar células na impressora 3D e o professor Rodrigo Mizobe cogitou reproduzir os órgãos de animais para a área de Ciências da Natureza.
Na avaliação da gestora da EE Fernando Corrêa, Sonia Barbosa, “a escola está sempre aberta às ações pedagógicas que venham a melhorar ainda mais a qualidade de nosso processo de ensino e aprendizagem”, enfatiza diretora Sônia.
A professora Lucy Nakamura, representante do programa global Escolas2030, solicitou abertura para os estudantes do grêmio estudantil, interessados em produzir projetos voltados ao League of Legends e outros games e concluiu, “é muito importante trazer para a realidade de professores e estudantes a cultura maker, que já consta na BNCC, e essas relações de intersetorialidade são essenciais enquanto ações em prol da escola pública”.