Moradores de TI (Terra Indígena) em Nioaque, município distante 184 quilômetros de Campo Grande, se manifestam em frente a sede da Delegacia de Polícia Civil da cidade, em reclamação contra o atendimento de um médico no DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena).
Conforme informações encaminhadas ao Campo Grande News na noite desta terça-feira (27), o profissional enviado de Aquidauana para atender às comunidades se negou a atender e foi “grosseiro com os pacientes que estavam aguardando há dias o atendimento”.
Cerca de 10 pessoas estiveram no ato e carregavam cartazes com os dizeres: “todos pela saúde indígena”. Até o momento de publicação desta notícia, nenhum boletim de ocorrência sobre o atendimento foi registrado no local.
No Brasil, a saúde indígena é de responsabilidade da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), vinculada ao Ministério da Saúde. O órgão é responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)