O IMAM (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) realizou a entrega de 15 caçambas coletoras de lixo comum para a Reserva Indígena de Dourados. A instalação foi realizada na última quarta-feira (25) de agosto. Atualmente, existem 30 pontos de descarte de lixo espalhadas pelas aldeias Jaguapirú e Bororó.
De acordo com o diretor-presidente do IMAM, Wolmer Sitadini Campagnoli, a ação busca melhorar o serviço de retirada de resíduos das aldeias e incentivar o descarte correto do lixo comum.
“Nós somos responsáveis por realizar esse serviço e com a instalação de novas caçambas estamos expandindo as ações. Os novos pontos para instalação foram definidos com antecedência através de um planejamento, com isso a população indígena terá mais facilidade em realizar o descarte correto do material”, ressaltou.
Os estudos para definir os locais em que as caçambas estão instaladas foram realizados entre o IMAM em parceria com a CEAID (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas), lideranças indígenas e a empresa responsável pela destinação do lixo, responsável pela coleta do material uma vez por semana.
As caçambas instaladas nas aldeias Jaguapirú e Bororó foram adquiridas através dos recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, repassados ao município a partir da avaliação dos trabalhos realizados na área de Meio Ambiente.
A instalação das caçambas contou com apoio dos servidores do IMAM, Marcos Veroneze, Geógrafo Ítalo Ribeiro, Agnaldo de Moura e da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas representados por Leomar Mariano e Rezembrick Martins.