O Governo do Estado entregou 70 novos oficiais da Polícia Militar para a população sul-mato-grossense, nesta quarta-feira (15). São sargentos e subtenentes da PM promovidos por mérito intelectual, que concluíram o Curso de Habilitação de Oficiais e que agora passam a compor o quadro auxiliar de oficiais.
A solenidade de formatura aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, no Clube Estoril, em Campo Grande, e contou com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, do Adjunto da pasta, coronel Ary Carlos Barbosa, do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e da secretária de Administração do Estado, Ana Carolina Nardes, escolhida madrinha da turma.
O secretário de Justiça e Segurança Pública destacou que a partir de agora os novos oficiais da PM, que segundo ele são modelo de inspiração, terão novas responsabilidades e estarão comprometidos com a população do Estado. “As nossas responsabilidades transcendem as divisas e fronteiras de Mato Grosso do Sul, porque o trabalho realizado na segurança pública aqui tem reflexos em outros estados, países e continentes”, pontuou.
Experientes, os formandos são oriundos de vários municípios de Mato Grosso do Sul, onde já prestavam serviços à sociedade nas mais diversas modalidades de policiamento. Alguns dos agora oficiais tem mais de 30 anos de serviços prestados a Polícia Militar. “Passamos por momentos difíceis, enfrentamos problemas de toda ordem, mas persistimos e finalmente conseguimos ingressar e concluir o sonhado e cobiçado Curso de Habilitação de Oficiais”, disse o tenente Clodoaldo Coene, orador da turma.
Patrono da turma, Eduardo Riedel destacou que nos últimos 7 anos o Governo do Estado investiu quase R$ 650 milhões na segurança pública. “São investimentos planejados e executados a várias mãos, que modernizaram e transformaram a segurança pública, mas essas cifras não traduzem o que a gente está vivendo aqui hoje. São pessoas com vinte, vinte e cinco, trinta anos de serviços prestados à população, para agora poder chegar aqui e receber acima da recompensa do posto, o reconhecimento da corporação do estado e da própria sociedade”, destacou.
Durante a solenidade militar, os formando receberam as platinas de 2º Tenentes e a tão sonhada Espada do Oficial. Dos novos oficiais, 68 são combatentes e 2 são do quadro de especialistas músicos.
Segundo o Comandante Geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, o ano de 2021 ficará marcado para a história da Polícia Militar nos quesitos formação, capacitação e especialização, pois mais de 1.600 policiais militares frequentaram os bancos acadêmicos este ano. “Tivemos cursos de soldados, de cabos, de formação e de aperfeiçoamento de sargentos, de formação e de aperfeiçoamento de oficiais, curso superior de polícia e esse de habilitação de oficiais, que hoje se encerra, oportunizando ascensão profissional a todos da Polícia Militar”, enumerou.
O curso
O Curso de Habilitação de Oficiais teve início em 4 de agosto último. Foram mais de 1.100 horas/aulas, onde foram ministradas aulas de Tiro Defensivo, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Comunicação Social e Marketing, Defesa Pessoal, Policiamento Ostensivo Geral, entre tantas outras, indispensáveis ao trabalho dos Oficiais da Polícia Militar.
Presenças
Também estiveram presentes na formatura do Curso de Habilitação de Oficiais, os deputados estaduais Barbosinha, Coronel Davi, Professor Rinaldo, o secretário Municipal de Gestão, Agenor Mattiello, o Delegado Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Hugo Djan Leite, o vereador coronel Alírio Villassanti, entre outros.