CPI da Saúde
A CPI da Saúde da Câmara de Dourados dá sinais de que não vai chegar a lugar nenhum. A Comissão foi formada em abril e, pelo menos até agora, não trouxe nada do que foi prometido na pré-campanha para instalação. Pelo contrário, a impressão é que os vereadores estão torcendo para que os prazos se encerrem logo e a CPI seja enterrada definitivamente. Talvez seja esse um dos assuntos debatidos por um grupo de vereadores na casa dos Razuk recentemente. Coluna já descobriu que estavam na reunião os vereadores Cemar Arnal, Juscelino Cabral e Pudim. Há quem diga que Marcão da Sepriva e Liandra também estiveram conversando com dona Délia. A CPI foi criada para apurar o uso de repasses federais da ordem de R$ 54,9 milhões ao município de Dourados no ano passado.
Articulador de peso
Deputado eleito várias vezes por Dourados tem dedicado boa parte do tempo para articular a oposição ao prefeito Alan Guedes. Nos bastidores dizem que o parlamentar tem sido incansável na missão de atrapalhar a gestão atual. Em conversas reservadas, o deputado admite que não aceita e não aceitará a derrota do candidato do governo nas últimas eleições. Tanto é verdade que estaria tirando dinheiro do bolso para alimentar e patrocinar a oposição do prefeito na Câmara de Vereadores. Os maldosos chegam a dizer que até advogado renomado está sendo bancado pelo parlamentar para ajudar vereadora com denúncias.
Semi aberto
Prefeitura de Dourados anunciou na última semana a abertura de parques e praças da cidade. Prefeito Alan Guedes surfou bem na onda ao decretar a abertura depois de receber cartinhas de crianças da cidade que já não aguentavam mais a ficar em casa. Acontece que depois de mais de um ano fechados, alguns parques não estão em condições de receber visitantes, é o caso do Rego d´água que ainda precisa de um tapa no visual.
Vitrine
Na tentativa de ampliar a visibilidade política, o governo do Estado colocou Eduardo Riedel no comando do Prosseguir, o programa que elabora as diretrizes de combate à Covid em MS. O núcleo tucano não esconde de ninguém que a ordem é colocar Riedel na vitrine para viabilizar a candidatura sucessória de Azambuja. Acontece que nas últimas semanas o Prosseguir perdeu status e importância. Depois que o prefeito da capital, Marquinhos Trad, peitou o governo sobre as regras mais duras de fechamento do comércio, vai ser difícil recuperar a credibilidade do programa.
Gênere Neutre
O deputado estadual Márcio Fernandes (MDB) apresentou um projeto de Lei que visa proibir a adoção de termos de gênero neutro, de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa pelas instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos em Mato Grosso do Sul. O que parece ser absurdo fica pior.
Gênere Neutre Does (2)
Ao justificar o projeto, o deputado fala em dificuldades graves de transmissão desta nova comunicação entre adultos e idosos, o que poderia “excluir mais do que incluir”. Será que é? O que fica na cabeça é: tanta coisa mais importante para se legislar.
Brilha brilha estrelinha
Há um murmurinho nos corredores de uma grande Casa de Leis do Estado sobre uma liderança política tucana. Entre “amigos”, ele haveria dito a seguinte frase sobre as eleições 2022: “Vamos fazer a estrelinha brilhar novamente!”. O que isso significa? Será que o pássaro vai voar de noite? Vamos acompanhar.
Quer mandar sua sugestão ou critica? Escreva pra gente: jornalismo@pauta67.com.br