A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai sediar, na quarta-feira (17) e quinta-feira (18), evento que vai discutir alimentação nas comunidades tradicionais do município. Ele será realizado em parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). A participação é gratuita.
O local será a Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias da UFGD. No primeiro dia, o horário de início será às 9h30. No segundo, às 9h.
Com o nome “2º Encontro de Arranjos Produtivos Locais em Comunidades Indígenas, Quilombolas, Periferias Urbanas e Assentamentos”, o evento vai falar sobre inclusão produtiva e o turismo étnico a partir de estudos de casos, além de debater a possibilidade de cooperação entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e outras instituições públicas e privadas para solucionar questões relacionadas a produção e consumo de alimentos pelas comunidades tradicionais.
O procurador da República, Marco Antônio Delfino, é um dos idealizadores do evento e vai participar representando o MPF. Ele ressalta a importância da manutenção da cultura ancestral das comunidades tradicionais a partir da alimentação.
“Esse encontro é essencial para promover a troca de experiências entre diferentes atores, como as próprias comunidades e o Poder Público, a fim de que seja possível pensar em ações concretas para solucionar questões voltadas à alimentação tradicional a partir da perspectiva e contribuição efetiva dos povos tradicionais”, declarou.