Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (21) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) traz 732 novos casos prováveis de dengue em Mato Grosso do Sul, na comparação com a última semana. Ao todo, o Estado acumula 27.359 casos da doença.
Os casos prováveis são identificados por laboratório ou por critério clínico-epidemiológico. Em Campo Grande, 8.647 foram confirmados.
Conforme o documento, são 23 mortes pela arbovirose neste ano. A última vítima foi um homem, de 82 anos, morto em 29 de novembro em Porto Murtinho.
Sintomas – De acordo com a pasta estadual, um caso suspeito de dengue pode apresentar sintomas como dor abdominal intensa, vômitos, acumulação de líquidos, sangramento de mucosas, letargia ou irritabilidade, hipotensão postural, hepatomegalia, dentre outros.
Os sinais podem se agravar e incluir sangramentos graves e até comprometimento de órgãos. Vale ressaltar que o tratamento inclui, sobretudo, hidratação adequada e reconhecimento precoce de sintomas.
Para evitar a proliferação do mosquito que é vetor da doença, recomenda-se manter recipientes fechados e limpos, evitar acúmulo de galhos e água parada, tampar ralos, colocar areia em cacos de vidro de muros ou semelhantes, além de manter limpas bandejas do ar-condicionado e lonas.