Um dos principais canais de comunicação da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Plataforma Fala Campo Grande – 156 chegou a marca de 300 mil solicitações registradas nos últimos cinco anos.
Em funcionamento desde 2017, o canal foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e gerenciado pela Controladoria-Geral do Município (CGM), por meio da Ouvidoria-Geral.
“Além de um canal de atendimento, o Fala Campo Grande – 156 é uma importante ferramenta para avaliar as políticas públicas oferecidas pela Administração, tendo em vista que permite a análise e escolha das alternativas de intervenção e possibilita a tomada de decisões sobre a continuidade, expansão ou a interrupção de um programa”, garante o controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves.
Nestes cinco anos, os serviços mais demandados pela população campo-grandense, por meio da Plataforma, foram: iluminação pública, com 115.648 solicitações; tapa-buraco e recapeamento de via, com 43.452 registros; patrolamento e cascalhamento, com cerca de 33 mil solicitações; sinalização vertical e horizontal de via, com 28.846 registros e 18.725 pedidos de limpeza urbana.
Os números só confirmam a preocupação da Administração Pública Municipal em disponibilizar uma ferramenta de fácil acesso e multifuncional. Atualmente, o cidadão pode registrar sua solicitação de serviço por meio de sete canais diferentes, mas todos pertencentes ao Fala CG156.
“O Fala Campo Grande – 156 é uma ferramenta importantíssima e este marco de 300 mil solicitações confirma sua relevância para a cidade e munícipes que, por meio dela, conseguem acessar serviços e registrar demandas, potencializando a participação social”, destaca o ouvidor-geral do Município, Robson Dias.
Dentre as setes possibilidades para registro de demanda, as indicações oriundas da Câmara Municipal de Campo Grande se destacam e representam cerca de 49% de todas as solicitações já registradas no Fala Campo Grande – 156.
Já a Central 156 é a segunda porta de entrada mais acessada pela população da Capital, sendo responsável por 38,22% dos registros.
Em terceiro lugar vem os acessos por meio do site da Plataforma responsável por cerca de 7% das demandas registradas.
Já o aplicativo, o atendimento presencial, o e-mail da Ouvidoria-Geral do Município e o chat, são responsáveis por 5% de todas as solicitações registradas na ferramenta.
A Plataforma também registra um ótimo índice de solicitações respondidas e atendidas pela Administração Pública. Em cinco anos, 82,8% das demandas já foram respondidas.