A Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Cassilândia, realizou com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II o projeto “Lixo Zero”.
O projeto foi instituído de forma interdisciplinar entre as disciplinas eletivas, por intermédio da proposta elaborada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, desde 2010, com iniciativa de empoderamento aos estudantes nas mudanças de hábitos em relação aos recursos naturais e difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa.
Hábitos sustentáveis
Os objetivos principais do projeto visaram adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia; adquirir consciência sobre a importância da separação do lixo e o manejo correto dos resíduos; entender a importância de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada; proporcionar senso coletivo e reciclar para reaproveitar utensílios.
Desenvolvimento
As atividades foram desenvolvidas em dois momentos, sendo o primeiro momento em mobilização nas salas (6º ao 9º ano) levando informações sobre o Projeto e o incentivo/participação de todos na arrecadação de garrafas plásticas, na realização de pesquisa na Internet, utilizando a Sala de Tecnologias (STE), para colher informações sobre a temática (poluição no meio ambiente, tempo de vida dos produtos descartados como lixo, impactos ambientais, ente outros) e assim construir cartazes explicativos e espalhar nas áreas da escola, com a inciativa de conscientização dos problemas ocasionados com descartes inadequados de lixos e incentivo a práticas de coleta seletiva.
No segundo momento os estudantes colocaram a mão na massa, com a realização da Oficina: Vasinhos Recicláveis, utilizando as garrafas plásticas arrecadadas nas primeiras semanas. Além disso, foi realizado o plantio de mudas e sementes nos vasinhos confeccionados na oficina, estimulando práticas sustentáveis e de reutilização de materiais recicláveis em objetos úteis no dia-dia.
Visamos desenvolver metodologias práticas para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia por meio da pesquisa e pelas experiências vividas. O Projeto foi realizado pelos professores José Eduardo, Milena Oviedo e Paulo Rosa, sob coordenação de Área de Maria Silvia Souza Silva e Rodrigo Fázio.