A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), deu início a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose (TB) e Hanseníase (Hansen). As atividades são realizadas no CRTH (Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase) e nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do Núcleo da Atenção Básica e do Departamento de Vigilância. A ação teve início no dia 3 e vai até o dia 31 de março.
O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, reforça que a população precisa estar atenta aos sintomas das doenças. “É preciso estar atento aos sintomas e caso algum persistir o recomendado é procurar atendimento médico especializado”, ressaltou.
Os principais sintomas ou sinais de casos suspeitos são, no caso da Tuberculose: tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.
Já os sintomas que indicam a Hanseníase são: mancha no corpo com alteração de sensibilidade, especialmente a sensibilidade térmica; dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas em braços e/ou pernas; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
A transmissão dessas duas doenças ocorre através das vias aéreas superiores (ao falar, tossir, espirrar), e por meio de contato próximo com pessoas doentes e sem tratamento.
Tanto a tuberculose como a hanseníase tem cura e que os tratamentos de ambas as doenças são gratuitos e garantidos pelo SUS. Quanto mais cedo descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior é a chance de prevenir sequelas e até mesmo o óbito.
As UBS/ESF estão participando. Se tiver alguma pessoa com suspeita de TB ou de Hansen pode ser encaminhada para a Unidade de Saúde mais próxima da residência dessa pessoa.
Serviço: O CRTH funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e está situado no bloco amarelo do PAM.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)