Cidades

Dourados é destaque no MigraCidades por acolhimento a imigrantes

Uma das ações destaque foi a disponibilização de materiais informativos em espanhol sobre violência contra mulheres

Publicado

on

Dourados foi certificada pelo MigraCidades, em reconhecimento às boas práticas de governança migratória implementadas pelo município. Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, foram apontadas ações como a parceria com a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) para implementação do projeto “Promoção, monitoramento e avaliação de interiorização e a integração de migrantes e refugiados venezuelanos em Dourados”, que prevê o atendimento a migrantes, o apoio à sociedade civil no monitoramento das condições de recepção e de integração dos venezuelanos, e o monitoramento dos casos da Covid-19 junto às pessoas venezuelanas interiorizadas pela Operação Acolhida.

Outra ação que ganhou destaque foi a disponibilização de materiais informativos em espanhol sobre violência contra mulheres e canais de denúncia. O MigraCidades foi pensado para auxiliar os governos locais a apreciarem, fortalecerem e construírem políticas migratórias. Um dos objetivos é dar visibilidade às boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros, uma forma de expandir o trabalho e criar uma vitrine que sirva de exemplo de um local para outro.
“O município começou a desenvolver a governança, compilar os dados de imigração e assim pensar em políticas públicas eficazes. É um esforço não só da assistência social, mas da gestão como um todo”, relatou a coordenadora da RedeCoor, Mariana Rocha.

Programa Família no Semáforo

Em um trabalho desenvolvido em conjunto por vários segmentos públicos, o Programa Família no Semáforo vai mapear a situação de estrangeiros em Dourados que se encontram em vulnerabilidade social. Nas próximas duas semanas, equipes de Assistência Social e Educação, em conjunto com conselhos tutelares e Guarda Municipal, farão levantamento das condições dessas pessoas na cidade para encaminhar a uma rede de proteção.

As medidas foram definidas em encontro realizado no MPE (Ministério Público Estadual) entre as partes e contou ainda com representantes das polícias Militar e Federal. A força-tarefa criada tem como objetivo articular ações favoráveis a essas famílias que chegaram de diversos países e se encontram residindo em Dourados.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile