A Guarda Municipal de Dourados (GMD), atendeu nos primeiros seis meses deste ano, 115 vítimas de violência doméstica, sendo 74 ações preventivas e encaminhamentos à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Também foram atendidas 15 denúncias de descumprimento de medidas protetivas de urgência com a prisão de 8 autores.
Os atendimentos da Guarda Municipal às mulheres vítimas de violência são constantes e ocorrem na maior parte através dos telefones 153 e 199. Neste ano foram 97 casos de violência doméstica que resultaram em 31 Boletins de Ocorrências com a prisão dos autores em flagrante.
Nesta madrugada (12,), foi preso um homem de 31 anos por ter quebrado a medida protetiva de urgência ao tentar realizar contato com a vítima indo até a sua residência.
O fato ocorreu por volta das 1h da madrugada na região norte da cidade. A vítima que tem a e medida judicial solicitou a presença da Guarda Municipal pois, seu ex-amásio estaria a dias a perseguindo e que estava em frente a sua residência a procurando. Uma equipe da GMD foi até o local e prendou o autor.
O crime está previsto na Lei Maria da Penha no Art. 24-A. “Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta Lei”, com a pena de detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos. Sendo que em hipótese de prisão em flagrante, apenas a autoridade judicial poderá conceder fiança.
Segundo o Diretor de Operações da Guarda Municipal Insp. Sérgio Mondadori a GMl em parceria com a Delegacia da Mulher tem contribuído para a proteção das mulheres vítimas de violência Doméstica e que estão à disposição para também receberem as denúncias que uma viatura será encaminhada para o atendimento. (Com informações da Assessoria).