Cidades

Digitalização de serviços públicos está entre legados da pandemia em Mato Grosso do Sul

Em um ano de oito meses de lançamento, plataforma reúne 86 serviços públicos de 19 áreas distintas

Publicado

on

A transformação digital no serviço público teve um boom nos meses mais críticos de pandemia da Covid-19. Para manter a prestação de serviços à população, evitar aglomerações e prevenir o contágio da doença, muitos atendimentos que eram presenciais migraram para os meios digitais. 

“A inovação e modernização do Estado sempre foi prioridade, para reduzir a burocracia e facilitar o acesso das pessoas aos serviços públicos”, afirma o governador Reinaldo Azambuja. 

Em Mato Grosso do Sul, o aplicativo MS Digital, por exemplo, teve seu lançamento antecipado em razão da pandemia. Em um ano de oito meses de lançamento, a plataforma reúne 86 serviços públicos de 19 áreas distintas. O número de usuários cadastrados já soma 61 mil. 

Entre os serviços já integrados à plataforma, estão o Portal da Transparência; Procon com pesquisas de preço e denúncias online; Saúde com a emissão de carteirinhas de vacinação; Nota Premiada; Meio Ambiente com autorizações de pesca e licenciamento ambiental; Mulher MS com consulta de delegacias mais próximas, denúncias e solicitação de medidas protetivas online; e Servidor Público que dá acesso a informações da vida funcional e ao clube de benefícios.  

A educação foi outro setor afetado radicalmente pela pandemia. Neste sentido a SGI também desenvolveu o EDUCA MS, aplicativo voltado a simplificar a vida dos professores e gestores escolares com funcionalidades como registro de frequência e planejamento. 

No início de 2021, a Fundação do Trabalho lançou o MS Contrata +, nas versões para trabalhadores e para empregadores. A ferramenta, que tem despertado interesse de gestores de outras unidades da federação como Rondônia e Acre, promove o encontro entre quem busca uma oportunidade com quem oferta a vaga. Em dez meses de lançamento, a plataforma conta com mais de 62 mil currículos cadastrados, segundo a Funtrab. 

Responsável pelo desenvolvimento de diversas ferramentas tecnológicas no Governo do Estado, a Superintendência de Gestão da Informação tem incorporado a tecnologia na solução de problemas cotidianos, e além de trabalhar no desenvolvimento de novos projetos atua na melhoria das ferramentas já existentes. 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile