Dengue aumenta em Aquidauana e prefeitura faz “Dia D”
Os agentes de Controle de Vetores têm encontrado durante as visitas domiciliares, muitos recipientes com a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti.
Com a chegada do período chuvoso, em Aquidauana surgiram novos casos notificados de dengue. Conforme dados da Coordenação de Controle de Vetores, atualmente, o município tem 270 novas notificações de dengue. Somente nesta semana, foram registradas 20 notificações.
Os agentes de Controle de Vetores têm encontrado durante as visitas domiciliares, muitos recipientes com a presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti.
A Coordenação de Controle de Vetores, diante do aumento de casos de dengue em Aquidauana convoca a população para intensificar a prevenção, principalmente, fazendo a limpeza de terrenos, quintais e eliminar recipientes que acumulam água.
A equipe da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores já vem realizando, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais, ações de manejo ambiental em bairros com mais ocorrências de casos notificados.
“DIA D”
Diante desse aumento de notificações e, também, aproveitando a data temática do Dia Nacional de Combate à Dengue, que anualmente é o penúltimo sábado de novembro, no dia 19/11, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento fez um mutirão do “Dia D contra a Dengue”, iniciando no Bairro São Francisco e passando por outros locais da cidade.
A ação educativa e de sensibilização da comunidade, contou com o apoio da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Essa ação tem a finalidade de alertar a população sobre os crescentes casos notificados da dengue, zika e chigungunya.
O Dia Nacional de Combate à Dengue (DIA D) foi instituído pela Lei nº 12.235/2010 e determina que o penúltimo sábado do mês de novembro seja destinado para mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas a enfrentar o vetor da doença, por meio de ações educativas e de divulgação.
A prevenção contra a dengue é uma tarefa de todo cidadão, é preciso eliminar todos os recipientes que acumulem água e, que possam servir como criadouros das larvas do mosquito.