Cidades

De carro ou a pé, população aproveita evento de reciclagem para dar bons exemplos

O volume de resíduo coletado será contabilizado e divulgado nos próximos dias.

Publicado

on

Encerrou ontem na Plataforma Cultural, a 7ª edição do Drive Thru da Reciclagem. Com o tema Educação, Logística Reversa e Empreendedorismo, o evento arrecadou durante três dias, materiais recicláveis que terão os destinos corretos do descarte. O volume de resíduo coletado será contabilizado e divulgado nos próximos dias.

O Drive Thru da Reciclagem tem como foco conscientizar a população com relação ao descarte correto do lixo e informar sobre práticas sustentáveis e reciclagem. O sistema drive-thru teve início durante a pandemia, em 2020. Diante da aceitação do público, o formato se manteve e foi possível descartar sem precisar descer do carro.

Teve também quem preferiu levar o resíduo a pé. É o caso da estudante Letícia Silvia de Oliveira, de 16 anos. “Minha mãe me ensinou desde cedo sobre as consequências do descarte incorreto no sistema de tratamento de água. Por
exemplo, por conta do anticoncepcional jogado na água tem peixe macho se transformando em fêmea”, explica a adolescente.

Aos 18 anos, o estudante de química Carlos Eduardo Aguiar da Silva também colocou em prática o que aprendeu na faculdade. “O descarte incorreto desses medicamentos atrapalha muito o sistema de esgoto. Tudo que é descartado vai para o esgoto, podendo entupir as bombas e voltar, causando vazamento no reservatório. O medicamento jogado no vaso, por exemplo, prejudica muito o tratamento da água e o trabalho de quem está tratando”, pontua o jovem.

Além dos ambientes da coleta, a programação contou com a área do empreendedorismo. A maquiadora visagista Elisangela Lopes Cerqueira Rodrigues, conhecida como Elis Lopes, participa do evento pelo segundo ano consecutivo. “Eu gosto de participar, pois aprendo e ainda faço novos negócios e ganho novos clientes”, explica a profissional.

Durante os três dias foram descartados no local papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha e bateria.

O FAC esteve presente com o ambiente da doação, onde a população pode levar de roupas a máquina de costura. “É gratificante ver a participação da população em cada evento que a prefeitura realiza. Agora vamos fazer a triagem e contabilizar tudo que recebemos. Em seguida, as assistentes sociais do FAC fazem a doação para as famílias que mais precisam. Agradecemos a todos que participaram e doaram”, finaliza Rosely Tomaz, coordenadora geral do FAC.

Preservação da água

Você sabia que apenas um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água? Isso porque suas substâncias não se dissolvem e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo.  A cada um quilo de medicamentos descartados no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.

A cada edição, a quantidade de resíduo descartado de forma correta só aumenta, consequentemente, aumenta também a quantidade de água preservada. Desde sua primeira edição até hoje, mais de 1 bilhão e 400 milhões de litros de água foram preservados devido ao descarte correto dessas substâncias que são agentes causadores da contaminação de milhares de litros de água.

De acordo com a Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e gestora do evento juntamente com o FAC, Ana Cristina Franzoloso, o intuito do evento é fortalecer a ideia do descarte correto e incentivar a sociedade a realizar essa iniciativa e práticas sustentáveis. “A cada edição alcançamos mais pessoas, e esse é um dos nossos objetivos. O sétimo drive thru da reciclagem ressaltou a educação como pilar e início de todo um
processo de prática sustentável. Agradeço a todos que participaram e que nos ajudaram e apoiaram em mais uma edição do drive. Todos juntos num propósito de um Planeta e uma vida mais saudável é o caminho para a saúde”, enfatiza a embaixadora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro.
Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile