Cônsul dos Estados Unidos visita Imam para conhecer trabalho do instituto
Jason Green se reuniu com a equipe e conferiu as várias frentes de atuação ambiental, além disso deixou canal de diálogo aberto com o consulado para possíveis parcerias no futuro
O Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) recebeu, nesta quinta-feira (10), visita oficial do cônsul dos Estados Unidos e diretor da Seção de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado em São Paulo, Jason Green. A agenda faz parte de um pedido do presidente estadunidense Joe Biden para que os representantes do país conheçam as diversas realidades das regiões brasileiras. Green trabalha diretamente com os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e Dourados foi um dos municípios escolhidos no quesito meio-ambiente.
“A gente não imaginava que Dourados estava no radar do Consulado dos Estados Unidos como uma cidade que eles entendem que tem um grande potencial de desenvolvimento, principalmente no que tange o meio-ambiente. Preparamos um material para falar um pouco das principais iniciativas que a gente tem. Eles ficaram impressionados com a organização e o monitoramento que temos aqui”, destaca o diretor-presidente do Imam, Lauro Maymone Coelho Neto.
O perfil ambiental de Dourados é muito diverso e, por isso, chama atenção de entidades internacionais e mostra o potencial a ser explorado e a atuação de preservação necessária. O município está inserido em dois biomas brasileira, Cerrado e Mata Atlântica, o que já exemplifica a particularidade das questões ambientais atendidas pela cidade. Durante o encontro, a equipe do Imam apresentou também ao cônsul dos Estados Unidos, os projetos e metas do instituto ligados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas.
“Na apresentação ligamos algumas de nossas metas com os ODS da ONU, mais precisamente ao sexto e 14º objetivo que falam da água potável e da preservação da vida aquática, respectivamente. Temos uma iniciativa que é o nosso Parque Natural Municipal do Paragem, que preserva a área de fundo de vale do córrego e a vegetação nativa remanescente da Mata Atlântica. É apenas uma das ações nesse sentido, pensando na conservação da fauna e flora também dos nossos rios. É muito necessário esse ponto, até porque existe muita nascente em Dourados, passam seis córregos por aqui, é muito importante ter esse olhar”, explica Lauro Maymone.
O cônsul Jason Green comentou que a manutenção e preservação da diversidade ambiental, tal qual a encontrada em Dourados, é um compromisso que os dois países compartilham. “O Brasil e os EUA tem a responsabilidade comum em garantir um futuro seguro, saudável e sustentável para as próximas gerações. E a proteção de biomas críticos, como o Cerrado e Mata Atlântica é fundamental.”
Outro desafio apresentado pelo Imam foi o trabalho ambiental com as comunidades indígenas de Dourados, tendo em vista que legislações específicas e questões culturais dos povos precisam ser respeitados em toda ação realizada. “Sempre respeitando e pensando na melhor maneira de trabalhar a educação ambiental com a comunidade, estamos também lá. Assim, com muito cuidado, a gente realiza as atividades, transforma diversas realidades e conseguimos cada vez mais desenvolver a consciência ambiental, sempre levando em conta os costumes e a cultura indígena”, comenta o diretor-presidente.
Green acompanhou toda apresentação atento e parabenizou a equipe pela qualidade técnica do trabalho realizado e pela atuação em várias frentes, sobretudo no monitoramento ambiental. Ele também deixou um canal de contato aberto que pode servir para futuras parcerias. “Nossa equipe no Consulado em São Paulo está disponível para o diálogo nos assuntos que vocês precisarem, temos o canal de comunicação virtual que está aberto aqui para o instituto de Dourados. Fiquei impressionado com o que vi, é muito importante atuar nessa questão e se adaptar às diferentes realidades, como é feito com os indígenas. Parabéns, fiquei muito impressionado”.
Lauro Maymone avaliou com a expectativa a abertura desse canal de diálogo com o Consulado dos Estados Unidos, visando colaboração em futuros projetos ambientais de Dourados, como, por exemplo, a construção de uma nova Unidade de Conservação na cidade. “Depois da visita aos municípios e capturar essas informações, creio que onde eles enxergam a oportunidade, vão querer fazer alguma parceria, investir de alguma maneira. Então acho que a gente tem esse assunto e, com certeza, ele vai voltar a aparecer aqui na Prefeitura de Dourados e para a comunidade como um todo”, finalizou.