A partir desta terça-feira (08), Campo Grande passa a contar com dois novos pontos itinerantes de vacinação contra a Covid-19: no Pátio Central Shopping, região central, e na Clínica Integrada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bairro Pioneiros. Ambas atendem o público adulto e infantil com 6 anos ou mais sem comorbidades.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a descentralização dos locais de vacinação é uma estratégia importante na busca ativa de pessoas ainda não vacinadas ou que estão com a sua dose em atraso o que, consequentemente, contribui para aumentar a cobertura vacinal do Município.
“Desta forma a gente oportuniza o acesso destas pessoas ao serviço e o torna mais atrativo. Sem contar que também acaba sendo mais cômodo, pois a estrutura comporta uma demanda maior o que torna o processo mais célere”, diz.
Conforme o calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a primeira dose segue disponível para todas as pessoas com 12 anos ou mais e crianças de 05 a 11 anos. A crianças que tomaram a 1ª dose de Coronavac até o dia 08 de fevereiro já podem tomar a segunda dose.
A vacina é aplicada somente com a presença de pais ou responsáveis legais pela criança, ou apresentação do termo de consentimento assinado e cópia de documento pessoal.
A quarta dose está sendo aplicada em quem tomou a terceira dose até o dia 05 de novembro, desde que se enquadre nos seguintes públicos: Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais; Pessoas com 60 anos ou mais; Pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunocomprometimento.
A terceira dose está disponível para as pessoas 12 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose até o dia 06 de novembro e para pessoas com 18 anos com alto grau que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias, ambos os públicos com algum tipo de imunocomprometimento.
A dose também está disponível para as pessoas sem comorbidades com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 06 de novembro, assim como para quem tomou o imunizante da Janssen na mesma data.
Quem tomou a primeira dose da Pfizer até o dia 10 de fevereiro, Coronavac até 08 de fevereiro ou Astrazeneca até o dia 05 de fevereiro já pode tomar a sua segunda dose.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)