O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realiza nesta quarta e quinta-feira (15/16), na UEMS, o evento “Debriefing – Temporada de Incêndios Florestais – TIF 2021”.
Um dos objetivos dessa ação é identificar pontos positivos e oportunidades de melhorias referentes às atividades desenvolvidas nas operações de combate a incêndio florestal, atendidas pelo CBMMS em 2021.
“Também estamos estabelecendo estratégias, a nível de gestão, e aprimorando o Plano de Operações para 2022. É um evento de grande importância para ações de preservação e conservação do Meio Ambiente e de todos os biomas do Estado de Mato Grosso do Sul”, ressalta o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite.
Além de militares do CBMMS, o evento conta com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, SEMAGRO, IMASUL, entre outros. Também participam representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
Entre as Operações realizadas pelo CBMMS este ano está a Hefesto, que teve duração de 144 dias. Uma das maiores operações já realizadas pela Corporação.
“A Operação Hefesto também fez a diferença nas ações do Governo do Estado para preservar o bioma pantaneiro. Foi necessário montar uma enorme estrutura logística para combater os focos de calor, garantindo a preservação da nossa fauna e flora” disse o Comandante-Geral do CBMMS.
Em 2021, a área total queimada em incêndio florestal no Pantanal foi 48,23% menor do que em relação ao ano de 2020 (período comparativo entre 01/01/2021 a 21/11/2021). Os dados são do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Debriefing – é uma ferramenta utilizada para potencializar a aprendizagem por meio da experiência. Em um primeiro momento são realizadas várias apresentações por militares da Corporação e das instituições convidadas. Posteriormente, será feito um diagnóstico com os bombeiros militares que participaram das Operações de Incêndio Florestal.