Campo Grande disponibiliza a 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina contra a covid nesta sexta-feira (15). Os pontos de imunização ficam abertos no período da tarde e é preciso ficar atento à data, principalmente com relação à dose de reforço, que precisa de um intervalo mínimo de quatro meses.
O município continua a aplicação da 3ª dose da vacina contra o coronavírus para os idosos a partir de 60 anos. Há aplicação da dose de reforço também nos trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais. Para receber a 3ª dose, idosos e profissionais da saúde precisam ter completado o esquema vacinal, ou seja, terem tomado as duas doses da vacina, até o dia 15 de junho.
Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que o paciente deve apresentar laudo médico.
Ainda segundo o calendário, podem completar o ciclo vacinal aqueles que receberam a primeira dose da Astrazeneca até o dia 14 de agosto. Também deve comparecer aos postos quem recebeu a Coronavac até o dia 23 de setembro ou a Pfizer até o dia 24 de setembro. Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar qualquer um dos locais de vacinação referenciados.
A equipe da vacinação itinerante da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estará nesta sexta-feira (15) no supermercado Atacadão da região do bairro Coronel Antonino. O ponto começará os atendimentos a partir de 8h, seguindo até 16h45.
De acordo com a prefeitura, serão aplicadas todas as doses das vacinas disponíveis, nos públicos que se enquadrem no calendário da data. Assim como acontece todos os dias, a vacina para quem tem 12 anos ou mais e ainda não recebeu o imunizante estará disponível, desde que apresente o cadastro de identificação prévia e um CPF.
Itinerante
A vacinação itinerante teve início em agosto e, até o momento, aproximadamente 7 mil pessoas foram vacinadas durante as ações itinerantes realizadas em instituições nos bairros Dom Antonio Barbosa e Santa Luzia, supermercados nas Moreninhas, Santo Antônio, Noroeste, Paulo Coelho Machado e São Conrado, além do terminal de transporte coletivo Bandeirantes e na Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude (SubJuv).
O objetivo é levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade e locais de grande circulação de pessoas, como os supermercados, shoppings e feiras, facilitando o acesso da população à vacina e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal do Município.