Neste sábado (19), às 9 horas da manhã, a Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim vai realizar uma ação para apresentar à imprensa os mil mangás que chegaram como doação da Fundação Japão para fazer parte do acervo da biblioteca.
Os mangás estarão à disposição para consulta local dos interessados e apaixonados pela cultura japonesa.
Haverá a presença de grupo de Cosplayers com personagens de mangás. A coordenadora da Biblioteca Isaias Paim, Eleusina Crizanto de Lima, também estará presente para entrevistas e esclarecimentos.
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim reabriu ao público neste dia 16 de fevereiro, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Sobre os mangás e a Fundação Japão
A Fundação Japão São Paulo é uma instituição que visa fortalecer os laços de amizade entre as pessoas no Brasil e em outros países da América do Sul, por meio da promoção e difusão da cultura japonesa. A Fundação Japão em São Paulo é uma instituição japonesa que tem como missão divulgar a cultura japonesa no Brasil.
O objetivo do projeto de doação de livros é tornar o mangá japonês disponível para muitas pessoas no Brasil para que elas possam se interessar mais pelo Japão pela cultura japonesa e pelo idioma japonês. Este projeto teve início com o desejo de difundir o interesse pelo Japão em todas as regiões do Brasil, permitindo que as pessoas possam de fato sentir nas mãos e ler um mangá japonês.
O mangá consiste em imagens e diálogos que mostram o modo de vida e a cultura japonesa. As pessoas que lerem os mangás doados por este programa poderão se interessar pelas diferenças e as semelhanças entre o Japão e o Brasil, dando um primeiro passo em direção ao intercâmbio entre os dois países.
Sobre as bibliotecas que receberam as doações, a escolha foi feita através de consultas realizadas com as representações diplomáticas japonesas no Brasil. “A Fundação Japão consultou a embaixada do consulado, que tinha conhecimentos das ações dos projetos da biblioteca Dr. Isaías Paim para a população. Fomos contemplados com um acervo de mil mangás, que estãodisponibilizados à população para consultas. Estamos muito felizes”, diz a coordenadora da Biblioteca Isaias Paim, Eleuzina Crisanto de Lima.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)