Praticar atividade física traz muitos benefícios para nossa saúde, e isso vale para pessoas de todas as idades. Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção ou tratamento de muitos males, como depressão, diabetes, osteoporose, doenças cardíacas, além de contribuir com a qualidade de vida.
Na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios contribui com o equilíbrio, a coordenação motora, o fortalecimento muscular. Além disso, melhora a mobilidade e a flexibilidade articular, o sistema cardiovascular, ajuda a prevenir quedas e ainda gera mais confiança e independência para fazer as atividades do dia a dia.
Coordenadora do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) da Unimed Campo Grande, Rafaela Araújo Maia, ressalta a importância da atividade física para os idosos. “O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo o qual pode acarretar restrições da capacidade física e funcional para realização das atividades cotidianas, levando ao comprometimento da independência e autonomia, e a prática regular de exercício físico para o idoso proporciona fortalecimento, minimizando o impacto deste processo, o que é fundamental para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida”.
Rafaela lembra ainda que o PAI é parte do Programa Viver Bem da cooperativa médica, e oferece inúmeras atividades voltadas para este público, desde que esteja cadastrado no programa. “As atividades contemplam a abordagem de temas de educação em saúde, com encontros periódicos ministrados por médicos e por profissionais da equipe multiprofissional, movimento e fortalecimento coordenados por fisioterapeuta e profissional de educação física, socialização e cultura, como dança, pintura, coral, artesanato, etc, em parceria com o Projeto 60 Mais do SESC Cultura”.
E para quem quer iniciar uma atividade nessa fase tão especial da vida, a Unimed Campo Grande dá algumas dicas. Confira!
Caminhada e Corrida
Caminhar, no mínimo, 30 minutos por dia, ajuda a combater obesidade, melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardíaca, a pressão arterial e a respiração e ainda fortalece os músculos. Além disso os dois exercícios são fáceis de executar.
Yoga e Pilates
As duas modalidades auxiliam na postura, estimulam a flexibilidade e o equilíbrio e ajudam no fortalecimento da musculatura. No caso do yoga, ainda auxilia na saúde mental, tão importante quanto a saúde física.
Musculação e Ginástica
Ajudam no fortalecimento muscular, no desempenho físico em geral, aumenta a massa magra, contribui para o alívio de dores crônicas e além de influenciar na socialização com outras pessoas.
Natação ou Hidroginástica
Atividades aquáticas fortalecem os músculos e melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório, causam pouco impacto por serem feitos na água, sem contar que acabam sendo também uma diversão.
Dança
Além de muito prazerosa, a dança permite o exercício de vários grupos musculares e propicia benefícios na agilidade, coordenação motora e equilíbrio. A prática também estimula o convívio social, promovendo a interação com outras pessoas e se refletindo na autoestima do idoso.
Importante lembrar que a orientação de um médico é essencial antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, pois permite também um direcionamento para a prática mais segura e eficaz, de acordo com as aptidões de cada idoso.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)