O Busão da Vacina encerrou as atividades neste sábado (05) após circular por 45 dias em Campo Grande e aplicar mais de oito mil doses de vacina contra a Covid-19 nas sete regiões da cidade. A parceria foi firmada entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e a Cruz Vermelha, responsável pelo ônibus.
Ao todo foram 8.112 doses aplicadas até a última sexta-feira, e hoje o Busão está estacionado dentro da Praça Ary Coelho, no centro da cidade. “A equipe que está no ônibus tinha como o principal objetivo facilitar o acesso à vacinação de pessoas que moram em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
O veículo esteve em pontos estratégicos, como escolas, parques, praças e CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Em alguns destes pontos, observando-se a necessidade da população, a equipe permaneceu por mais de um dia.
Quem tinha 12 anos ou mais e precisa receber qualquer uma das doses dos imunizantes pode ir até a praça Ary Coelho e será vacinado, assim como aconteceu em todos os outros locais. O recorde de doses aplicadas foi na última terça-feira (01), onde mais de 533 pessoas receberam a dose, fazendo com que o veículo permanecesse no parque Ayrton Senna por mais um dia, e com horário estendido.
“Só conseguiremos passar por essa pandemia se todos estiverem vacinados, e é reconfortante notar uma boa adesão da população desta forma”, celebra o secretário.
Neste último dia de ação itinerante do Busão da Vacina, a equipe estará aplicando as doses até às 16h. Para se imunizar é só ficar atento ao calendário de vacinação divulgado pela Sesau.
Busão da Vacina
A unidade móvel foi adaptada em torno dos imunizantes, contando com três salas de vacinação, refrigeração, pias, álcool em gel 70% e cortinas hospitalares. O veículo foi cedido pela Mercedes-Benz Brasil e transformado com financiamento da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Banco Alemão.
O atendimento é feito por voluntários da CVB de Mato Grosso do Sul e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
(Com assessoria. Foto: Divulgação)