Cidades

Após acordo, empresa nega presença de soda cáustica em leite

Avaleite afirma que não há comprovação da presença do elemento nos laudos apresentados ao MP

Publicado

on

A empresa de laticínios que fechou acordo com as 10ª e 11ª Promotorias de Justiça de Dourados depois de terem sido identificadas irregularidades na produção de leite pasteurizado e também no descarte dos resíduos negou que estava vencendo produtos contaminados com soda cáustica. O retorno a publicação aconteceu na tarde desta segunda-feira (2).

A Avaleite (Associação dos Vendedores Ambulantes de Leite de Dourados) afirma que não há comprovação da presença do elemento nos laudos realizados pela empresa e os laboratórios da fiscalização.

“É importante esclarecer que a adequação dos exames e a criação de um sistema de tratamento dos efluentes já foram realizados pela empresa, durante a tratativa judicial. O acordo com o Ministério Público foi um passo importante para garantir a qualidade dos nossos produtos e cumprir todas as regulamentações pertinentes”, diz o comunicado.

A associação ressalta que nunca se utilizou de substâncias ou outros meios para alterar a qualidade de seus produtos e fraudar os exames clínicos. “Totalmente descabida a alegação do uso de soda cáustica e/ou outros neutralizantes no leite comercializado pela empresa. Não há no processo ou no termo de acordo judicial qualquer comprovação ou responsabilização da empresa por tais práticas”.

Histórico – No termo, assinado em 18 de setembro, a associação assumiu as irregularidades e se comprometeu a regularizar os problemas sanitários e ambientais, entre eles, “providenciar análises e controles necessários (…) e alcançar os parâmetros permitidos para a comercialização do produto”.

Isso porque análise no leite já pasteurizado da Avaleite, feito pelo Instituto Senai, identificou presença de neutralizantes de acidez, que pela legislação sanitária são proibidos em produtos pasteurizados.

 

(Fonte: Campo Grande News. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile