Três alunos de escolas municipais de Campo Grande, foram medalhistas de ouro na 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), disputada a nível nacional. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20) e dos cinco estudantes premiados com ouro em Mato Grosso do Sul, três são da Reme (Rede Municipal de Ensino).
Os vencedores são: Eduardo Nascimento de Souza, da Escola Municipal Major Aviador Y Juca Pirama de Almeida; Thales dos Santos Mareco, aluno da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, os dois medalhistas no nível 1. No nível 2, foi medalhista de ouro o estudante Jonas Elias Alves de Arruda, da Escola Municipal José Rodrigues Benfica.
O nível 1 é disputado por alunos dos 6º e 7º anos e o nível 2, a disputa é de alunos dos 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental. Ao todo, 58 estudantes da Reme foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
De Campo Grande, disputaram a OBMEP 86 escolas da Reme. Podem participar da Olimpíada escolas municipais, estaduais, federais e militares.
Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a importância da OBMEP é levar o estímulo do ensino da matemática aos alunos. “Hoje, o raciocínio lógico matemático é um dos índices que mais temos dificuldade, assim como a interpretação textual, então temos o foco de fazer o aluno ter o conhecimento do cálculo, assimilar o conteúdo da área da matemática”.
O secretário diz ainda que a Reme ter três alunos sendo premiados nacionalmente é um grande orgulho. “Isso mostra que nosso grupo, os professores, diretores, a nossa equipe pedagógica trabalha de forma coesa e com grande objetivo de levar ao aluno qualidade de ensino”.
De acordo com Bruno Amaro, diretor do Instituto de Matemática da UFMS de Campo Grande e coordenador Regional da OBMEP em Mato Grosso do Sul, o resultado de Campo Grande foi surpreendente. “A nível nacional são 500 medalhas de ouro, sendo que em MS, cinco alunos foram premiados e três da Rede Municipal. Isso equivale a 60% do percentual do Estado”.
Além disso, a OBMEP premia professores e dos 17 premiados em MS, oito docentes são da Reme. “A Reme sempre tem tirado medalhas de ouro, mas em termos proporcionais é a primeira vez que tem esse resultado. Chama a atenção pela proporção”.
A vendedora autônoma, Norma Oliveira, é mãe do Jonas, que passou de ano direto e vai para o Ensino Médio em 2024. Esta foi a primeira vez dele em uma disputa olímpica nacional. “Estou emocionada com o resultado, pois o sonho dele é ser professor de Matemática, meu filho é muito estudioso, nunca recebi nenhum tipo de reclamação da escola sobre ele”.
Segundo a diretora da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, onde Thales estuda, Giselle Clementino, é a primeira vez que o aluno do 6º ano disputa a olimpíada. “Nós da escola sentimos orgulho do resultado, pois o Thales é um aluno excelente e a OBMEP é nacional, o reconhecimento é grande”.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)