Cidades

Alan Guedes participa de audiência pública da Nova Ferroeste

Encontro acontece nesta segunda-feira no Tatersal do Sindicato Rural, durante a Expoagro

Publicado

on

O Estado de Mato Grosso do Sul começa nesta segunda-feira (16) a discutir a viabilização da Nova Ferroeste. Acontece em Dourados a primeira de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, idealizado pelo Governo do Paraná em parceria com o Governo Sul-Mato-Grossense.

Esse primeiro encontro dos técnicos envolvidos no projeto com a sociedade começa às 19h e será realizado no Tatersal do Sindicato Rural, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho e faz parte do calendário de eventos da 56ª Expoagro. O prefeito de Dourados, Alan Guedes, participará acompanhado do secretariado.

A Nova Ferroeste tem como ponto de partida Maracaju, passa por Dourados e outros seis municípios sul-mato-grossenses, até chegar ao Paraná, passando por 41 municípios até o Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.

Alan Guedes ressalta a localização estratégica do município. “Dourados é um entroncamento logístico importantíssimo para rota bioceânica e tem visibilidade estratégica junto ao ambiente de negócio que também será fortalecido”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Semdes), Cleriston José Recalcatti, a Ferroeste será importante para melhorar a logística no escoamento da produção em toda região. “Dourados ainda concentra três grandes polos industriais ligado ao agronegócio, principalmente na transformação das comodities pela Coamo e Inpasa, além da JBS e BRF, grandes exportadoras de produtos de origem animal”, explica.

Etapas

As audiências públicas são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto. Para a primeira semana estão programados três encontros: Além de Dourados, Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27).

Todas as audiências podem ser acompanhadas in loco e a distância. Os canais de comunicação criados para os encontros estão no ar. Até a última semana foram mais de 4.500 acessos, com e sem interação, como envio de perguntas ou inscrição para o transporte gratuito ou agendamento da transmissão ao vivo das reuniões. O maior volume de pedidos até o momento é para as audiências de Dourados, Cascavel e Paranaguá.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile