Acadêmicos de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) estiveram presentes no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), na última segunda-feira (11). A iniciativa proporcionou uma troca de experiências entre os trabalhadores da saúde e os futuros médicos.
A visita faz parte da ementa da disciplina de Saúde Pública e teve como objetivo conhecer a atuação do Cerest no campo da prevenção e promoção de saúde. Com os acadêmicos estiveram presentes a auxiliar de enfermagem Adriana Izabel Macedo, a médica Taissa Gonçalves Leal e o coordenador do Cerest, Willian Francisco Diniz.
Os profissionais dialogam com os acadêmicos acerca dos impactos da subnotificação de acidentes e agravos relacionados ao trabalho, acarretando em um déficit de dimensionamento epidemiológico, e reiteraram a importância das notificações (as quais devem ser preenchidas pelos profissionais de todas as áreas da saúde) para a melhoria da qualidade da informação e para o melhor planejamento e gestão das políticas públicas de saúde.
Saúde Mental
O Departamento de Vigilância em Saúde e o CEREST/Dourados marcaram presença na I Plenária Municipal de Saúde Mental, realizado no dia 07 e 08 de abril, representados por Adriana Izabel Macedo, auxiliar de enfermagem do CEREST; Silvia Bosso, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Taissa Gonçalves Leal, médica do CEREST.
A plenária, convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, abordou o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, e contou com a participação de usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviços do SUS