Em mais um capítulo dedicado a qualidade na segurança do paciente, a Santa Casa de Campo Grande revelou o resultado da avaliação anual, classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destacando avanços significativos nos últimos dois anos. A instituição, que adota uma abordagem meticulosa na implementação de protocolos, alcançou a pontuação de 81% em 2023, em comparação com os 67% registrados no ano anterior, mantendo pelo segundo consecutivo ano a classificação de alta conformidade pelo órgão fiscalizador.
Rebeca Magela, Gerente de Qualidade e Segurança do hospital, expressou satisfação com os resultados, enfatizando o comprometimento da equipe em elevar os padrões de segurança. “Estamos orgulhosos dos avanços alcançados, resultado do esforço coletivo na implementação e atualização contínua de protocolos rigorosos”, afirmou Magela.
Este parecer técnico faz parte da Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, uma estratégia desenvolvida pela Vigilância Sanitária com o intuito da promoção da cultura da segurança, ênfase da gestão de riscos, aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas nos hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A avaliação do serviço é com base nos indicadores de estrutura e processos assistenciais realizados no ano de 2022.
Em 2020, a Santa Casa foi classificada como “conformidade média”, com uma pontuação entre 34% e 66%. No ano seguinte, uma ascensão notável foi observada, atingindo 67%, elevando a instituição à categoria de “conformidade alta”. Este ano, a marca impressionante de 81% reflete o compromisso incessante da equipe multiprofissional Santa Casa em proporcionar um ambiente seguro e confiável para seus pacientes.
Magela compartilhou insights sobre as melhorias realizadas nos protocolos ao longo do tempo. “Nossos esforços concentraram-se na capacitação da equipe, atualização de procedimentos e implementação de tecnologias avançadas para fortalecer a segurança do paciente em todos os níveis”, destacou.
A gerente de qualidade e segurança também expressou sua gratidão à dedicação de todos os membros da equipe. “Cada profissional desempenhou um papel fundamental nessa jornada. Agradeço sinceramente a todos pelo compromisso constante com a segurança e qualidade que caracterizam a Santa Casa”, concluiu Rebeca Magela.
A pontuação crescente reflete o firme compromisso com a segurança do paciente, solidificando a Santa Casa de Campo Grande como referência na prestação de cuidados de saúde confiáveis e eficazes. O documento expedido pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária parabenizou a instituição pelo empenho e constante busca por medidas que visam as boas práticas, bem como a implementação de processos assistenciais seguros. O parecer técnico também listou os hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), classificados em alta conformidade em 2022, como forma de reconhecimento e incentivo a estas instituições.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)