Um ano após da primeira edição do MS Day, realizada no dia 1º de agosto de 2023 na sede da CNI em São Paulo pela Fiems em parceria com o Governo do Estado, Mato Grosso do Sul começa a ver os frutos da iniciativa. Na data, foram prospectados R$ 5,5 bilhões em novos investimentos para o Estado e agora, um ano depois, já é possível ver o início de um deles: as obras da segunda fase da fábrica da Inpasa em Sidrolândia para produção de etanol de milho.
Com investimento de mais de R$ 2 bilhões, a indústria processará milho e sorgo, estimulando a tecnologia agrícola e o desenvolvimento econômico do Estado. Para consolidação do empreendimento, foram firmadas parcerias com Sesi, no âmbito da saúde e segurança dos trabalhadores, e com o Senai, na oferta de cursos profissionalizantes e consultorias. Além de negociações para serviços oferecidos pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Alimentos, Bebidas e Sementes, de Dourados, para análise e classificação laboratorial em grãos.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a parceria com o Governo do Estado foi uma estratégia exitosa para buscar novos investimentos. “Comemoramos um ano de MS Day São Paulo e de lá para cá avaliamos em números o que aconteceu. Outros projetos já estão em curso, que foram prospectados no MS Day Nova York, e temos outros ainda em andamento”, afirmou.
Ainda conforme Longen, um dos diferenciais do Estado á o ambiente de negócios favorável, em que os setores público e privado trabalham em conjunto. “Devemos continuar esse trabalho, mostrando que podemos desenvolver cada vez mais a indústria de Mato Grosso do Sul para dividir com a sociedade os resultados”, completou.
Na avaliação do governador Eduardo Riedel, o balanço que se faz após um ano de MS Day é muito positivo. “Foi uma parceria muito exitosa entre Governo do Estado e Fiems. Primeiro há um ano, para a realização do evento em São Paulo, e esse ano também, em Nova York, podendo atrair novos negócios, novos investimentos, trazendo o setor financeiro para perto do Estado faz com que o Mato Grosso do Sul viva esse bom momento. E quem mais beneficia disso é a população, através das oportunidades de emprego, através da renda gerada, da possibilidade de qualificação”, finalizou.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)