Iniciou nesta segunda-feira (25) a última semana da campanha multivacinação para atualização da caderneta de imunização das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e, neste período, as doses estarão disponíveis o dia inteiro em todas as unidades de saúde.
Ao todo são 18 imunizantes sendo aplicados, que protegem contra doenças graves, algumas já erradicadas no Brasil, mas que ainda estão em circulação em outros países, como é o caso da poliomielite. Esta campanha é uma medida do Ministério da Saúde para tentar aumentar a cobertura vacinal, que está baixa em todo o país.
A vacina que protege contra a febre amarela, por exemplo, está com a cobertura em 88,13%, sendo que o preconizado é que 100% da população local seja imunizada, uma vez que Campo Grande está em uma área onde a doença é endêmica.
“É importante que todos se mantenham atentos às cadernetas das crianças, porque muitas vezes não se percebe que alguma vacina ficou para trás, e aí está o risco destas doenças gravíssimas voltarem a circular por aqui”, alerta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Todas as salas de vacina do município funcionarão no período matutino e vespertino, sendo que algumas delas fecham para horário do almoço. Segundo o último balanço parcial realizado pela prefeitura, na sexta-feira (22), cerca 8.815 crianças e adolescentes compareceram a um ponto de vacinação para verificar se havia necessidade de aplicação da vacina, em 69% dos casos, ou seja, 6.091 crianças, precisou fazer a atualização da caderneta.
Doses disponíveis na campanha multivacinação
- BGC
- Hepatite B
- Poliomielite (VIP – inativada)
- Poliomielite (VOP – atenuada)
- Rotavírus Humano G1P1
- Pentavalente
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre Amarela
- Tríplice Viral
- Tetraviral
- Hepatite A
- DTP
- Difiteria e Tétano (dT)
- HPV
- Pneumocócica 23-valente
- Varicela
- Influenza
- dTpa (apenas para gestantes)