Três unidades de saúde de Campo Grande terão plantão de vacinação contra gripe e covid-19 nesta terça-feira (13), Dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital. Os postos funcionarão das 7h às 17h e também estarão disponíveis testes para a doença provocada pelo coronavírus.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), estarão abertas a UBS Dona Neta, localizada na Rua Corá, Bairro Guanandi, a UBS 26 de Agosto, na Rua Rui Barbosa, 4.670, Bairro São Francisco, e a USF Moreninha na Rua Anaca, 645, Vila Moreninha III.
“A vacinação é uma forma de cuidar de nós mesmos e também dos que estão ao nosso redor, especialmente aqueles que são mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes. Ao nos vacinarmos, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.
Relatório divulgado no dia 2 de junho aponta que apenas 34,36% do público-alvo foi vacinado contra a gripe na Capital, aproximadamente 109 mil pessoas das 339 mil estimadas. A maior taxa percentual está entre os adolescentes em medidas socioeducativas com 47,89%. No entanto, no quantitativo, os idosos são os que mais se vacinaram, aproximadamente 62,7 mil do público estimado em 134.732.
Ainda segundo a Sesau, a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.
Vale lembrar que a vacina bivalente contra a covid-19 está liberada para toda a população acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.
A dose de reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço já está apto para o segundo.
Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas que iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior. Os locais e públicos podem ser conferidos clicando aqui.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)