Cultura

Tradições campo-grandenses e japonesas se unem em primeira noite do 16º Festival do Sobá

16º Festival do Sobá segue com sua programação até o dia 13 de agosto

Publicado

on

Combinando as culturas japonesa e sul-mato-grossense, teve início nesta quarta-feira (10), a 16º edição do Festival do Sobá. O evento que acontece anualmente com vistas a celebrar o prato típico campo-grandense, e faz parte do calendário de comemorações dos 124 anos de Campo Grande, reuniu mais de cinco mil pessoas na Feira Central em seu primeiro dia.

A noite de abertura foi marcada por apresentações culturais como toque de berrante, moda de viola, danças típicas e discursos emocionados. “Eu faço parte da terceira geração de okinawanos e vi meus avós, meus pais, trabalhando muito nesta cidade para conseguir superar todas as dificuldades. Mais tarde, minha família trabalhou nesta feira também. Com muita honra e com muito amor, somos eternamente gratos aos campo-grandenses por terem nos recebido com tanto carinho”, afirmou Márcia Okama, secretária municipal de Finanças que na ocasião representou a prefeita Adriane Lopes.

O vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, emocionou-se ao ver a quantidade de pessoas presentes no Festival. “Cento e dez anos se passaram desde que os pioneiros de Okinawa chegaram a Campo Grande e sei que essa primeira geração morria de saudade de sua terra, então, acredito que trazer um pouco da nossa cultura para cá e ver ela se expandir e ser bem aceita por aqui, fez muito bem para nossa gente”, afirmou.

O público que prestigiou a primeira noite, animou-se com a movimentação. Além de saborear o sobá e outras delícias como espetinhos, porções de peixe e yakisoba, a grande expectativa da noite era para o show com o consagrado Trio Parada Dura. “Apesar de ser campo-grandense é a primeira vez que participo do festival. Não vou negar que vim mesmo para ver o show, que eu curto muito, mas adorei a proposta do festival e quero retornar em outros dias para aproveitar tudo”, pontuou Cristina Lima.

A expectativa também é grande para os comerciantes da Feira Central. Alexandre Reis, proprietário de uma banca de acessórios para celular, espera que as vendas tripliquem nos dias de evento. “Todos os comerciantes, desde as barracas de gastronomia até as bancas, aguardam uma maior venda, pois o Festival do Sobá sempre traz grande público. O difícil é só conseguir curtir um pouquinho da festa, mas vale muito a pena”
O 16º Festival do Sobá segue com sua programação até o dia 13 de agosto.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile