A Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), realiza nesta semana o curso Acessibilidade Aplicada, discutindo as novas normas e leis do setor. Fiscais de obras, fiscais de postura e arquitetos da Prefeitura de Dourados e técnicos convidados da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) participam, nestas segunda e terça-feiras (20 e 21) de palestras com o arquiteto Eduardo Ronchetti, um dos maiores especialistas do país na área.
O curso foi aberto com a palavra do secretário de Planejamento, Romualdo Diniz Salgado Junior, que explicou a necessidade da atualização e uniformidade de atuação dos técnicos municipais. “Quando assumimos, no início de 2021, não podíamos renovar nenhum alvará por causa da mudança de uma lei federal que trata da acessibilidade. Tivemos que propor uma lei complementar municipal para regulamentar a aplicação dessa nova lei, com um prazo de cinco anos. Esse curso é para mostrar aos nossos técnicos as inovações na área e uniformizar o entendimento das normas e a lei federal”, explicou.
O prefeito Alan Guedes também esteve no primeiro dia do curso e reforçou a importância do trabalho dos técnicos municipais em garantir uma cidade que tenha o cuidado em atender as necessidades de acessibilidade dos cidadãos. “A nossa missão é permitir que a cidade seja menos hostil a quem depende e precisa se movimentar ou transitar pelas nossas vias e ter acesso aos nossos prédios, comerciais ou não. Para isso precisamos qualificar nossos servidores e é esse nosso objetivo, com ações contínuas de treinamento e atualização”, disse.
Quem é Eduardo Ronchetti
Formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie em 2001, especializado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em 2006 e pós graduado em Design de Interiores pelo IED (Istituto Europeo Di Design) em 2014, Eduardo Ronchetti é um dos profissionais mais solicitados por entidades públicas e privadas quando o assunto é acessibilidade urbana.
O arquiteto se especializou no tema desde 2004. “Dedico-me à realização de projetos de acessibilidade, promovendo a adaptação de espaços públicos e privados, eliminando barreiras arquitetônicas das áreas de circulação e garantindo o direito de ir e vir a todas as pessoas, inclusive às pessoas com deficiência”.
Com uma equipe de arquitetos especializados na realização de projetos de acessibilidade, ministra cursos de acessibilidade aplicada com o objetivo de capacitar outros arquitetos, estudantes de arquitetura, engenharia, design e áreas afins, interessados na acessibilidade, já já capacitaram mais de 4000 profissionais para a realização de projetos 100% acessíveis.
Eduardo Ronchetti é autor do livro “Acessibilidade Arquitetônica” e organizador do livro “Acessibilidade – 14 Profissionais e 1 Propósito”.