Após nove meses em obras, o Governo do Estado inaugurou o Projeto de Eficiência Energética do Mercadão Municipal, que garante mais iluminação com custo reduzido, na noite desta quinta-feira (20), em Campo Grande.
Ao todo, foram investidos R$ 166,599,13 em parceria com a concessionária de eletricidade Energisa. O investimento deve gerar uma economia de pelo menos 41,39 MWh/ano.
Na solenidade, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que o ponto turístico símbolo do Mato Grosso do Sul alcança a economia de quase 40% em suas despesas com energia elétrica.
“Isso reflete muito bem o que buscamos para o estado: responsabilidade ambiental e sustentabilidade nas suas ações. Isso significa dinheiro no bolso das pessoas, nesse caso, dos comerciantes do Mercadão que terão uma maior capacidade de investir na melhoria de seus estabelecimentos”, afirmou o tucano.
Novidades – O projeto inclui a substituição de equipamentos, além da implantação de placas fotovoltaicas e geradores. Para o diretor da Associação do Mercado Municipal, Cleuber Linares, os comerciantes ficaram satisfeitos com o resultado.
“Economicamente, o impacto será significativo dentro do Mercadão. Nossa ideia é zerar essa despesa e pagar apenas a taxa mínima. Com isso, não precisaremos repassar aumentos anuais para os permissionários, o que significará uma economia considerável para eles e aumentará sua competitividade no mercado”, disse Cleuber.
Para o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, o objetivo de trazer economia e atualização tecnológica foi cumprido. “Sem dúvida, hoje entregamos um projeto que torna o mercadão mais eficiente. Este espaço é é um hábito para todo brasileiro nas cidades, por isso tenho certeza de que trará benefícios para nossa comunidade, estado e para os empresários locais”.
Além dos representantes, estiveram presentes: o deputado federal Beto Pereira (PSDB), o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania Marcelo Miranda, o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, o secretários Pedro Arlei Caravina (Governo e Gestão Estratégica), deputado Eduardo Rocha (Casa Civil), a primeira-dama Mônica Riedel e vereador Claudinho Serra (PSDB).
Após a solenidade, o evento continuou com música ao vivo e churrasco. Os comerciantes do mercadão foram convidados para participar da solenidade e do jantar.