A valorização à vida teve destaque em Dourados, neste sábado (24), com a união de campanhas que trabalham com esse intuito. Ações do Setembro Amarelo, com foco na saúde mental e prevenção ao suicídio, e da Semana Nacional do Trânsito, que tem a meta de reduzir em 50% o número de mortes nos próximos dez anos, se conectaram para realizar a 1ª Caminhada Pela Vida no município. O ato é promovido pela Prefeitura de Dourados. por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Sems (Secretaria Municipal de Saúde), entre outros parceiros.
O trajeto iniciou na Praça Antônio João e percorreu trechos da avenida Marcelino Pires, ruas Hayel Bon Faker e Joaquim Teixeira Alves, até o retorno ao ponto de partida. Os participantes entoavam mensagens de apoio, reflexão e conscientização acerca da saúde mental, cuidados e índices de suicídio. As pessoas também carregavam cartazes com dizeres que buscam o mesmo objetivo.
“Estamos muito felizes com essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Agetran, afinal de contas todos nós estamos juntos pela vida. Setembro Amarelo é a campanha de valorização à vida, prevenção ao suicídio, é momento de pensar sobre a nossa saúde mental, sobre nosso autocuidado e por isso é tão importante mobilizar a população douradense para essa causa”, comentou a coordenadora de Atenção Psicossocial da Sems, Cintia de Souza Neto.
Para a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto, a caminhada sela um dos pilares mais importantes trabalhados durante a Semana Nacional do Trânsito que é redução das vítimas fatais. “O que importa é a gente preservar vidas. Pensando nisso, e está no da Semana ‘Juntos Salvamos Vidas’, fizemos essa parceria para realizar esse ato, para que as pessoas percebam a necessidade de preservar a vida porque ela tem muito valor”.
A 1ª Caminhada Pela Vida contou com a participação de acadêmicos de Psicologia, servidores do Centro de Atenção Psicossocial, setores gerais da Sems, representantes de instituições que trabalham com grupos que têm altos índices de suicídios, depressão e ansiedade, além das entidades de segurança e trânsito como Detran (Departamento Estadual de Trânsito, GMD (Guarda Municipal de Dourados), Polícia Miliar, Polícia Civil, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e 2º Grupamento de Bombeiros Militar.
A Semana Nacional do Trânsito encerra oficialmente amanhã com participação de agentes em cerimônias religiosas.