Com a meta de imunizar 30 mil pessoas, Sesi iniciou nesta sexta-feira (05/04) a vacinação dos trabalhadores da indústria de Mato Grosso do Sul. A primeira empresa atendida foi a Real H, de Campo Grande. A gripe é uma das principais causas de afastamento de trabalho nas empresas, principalmente quando consideradas as diversas variações do vírus influenza em circulação no país.
Segundo a enfermeira do trabalho do Sesi Rosilene Monteiro, o cronograma iniciou com 230 vacinas e será executado ao longo dos próximos meses, em vários municípios do Estado. “A vacina ajuda a prevenir as formas graves da gripe. É uma vacina quadrivalente e age, principalmente, para proteger contra os vírus de H1N1 e H3N2”, explicou.
A gerente administrativa e financeira da Real H, Solange Kulhawa, destaca que a parceria com o Sesi é realizada há mais de dez anos. “É muito importante essa ação, porque os funcionários vão garantir a imunização. Isso representa mais mais saúde para o trabalhador e também para a empresa. Com funcionários imunizados e com saúde, temos menos faltas”.
Além de manter a produtividade, a vacinação contribui para a imunização de toda a sociedade. Para Gabriela Mara, analista de logística da Real H há mais de dois anos, a vacina traz mais segurança para trabalhar. “Para o meu setor é essencial, pois temos contatos com motoristas e outras pessoas. Fora o tempo que economizamos. Como mãe, não tem como ir ao posto de saúde para se vacinar. Então, a empresa contribuiu trazendo para o ambiente de trabalho e mantendo até a mesmo a família protegida”.
A imunização é também determinante para o melhor desempenho do analista de frota Renato Ferreira Biazodo. “No meu setor eu fico na função de sair da empresa, voltar e ir até os fornecedores. Temos esse contato muito próximo com várias pessoas e em vários locais, então podemos dizer que eu me sinto mais seguro dessa forma”.
A campanha de vacinação contra a gripe vai até agosto, então empresas interessadas ainda podem adquirir o imunizante para os seus colaboradores junto ao Sesi.