Estão abertas as inscrições para o curso VAPT (Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho), que acontece entre os dias 12 e 16 de agosto, das 8 horas às 17h30, no auditório do CES (Conselho Estadual de Saúde), em Campo Grande. A qualificação é uma realização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com a ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser e apoio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria Madalena Xavier de Almeida, o curso poderá instrumentalizar as formas de realizar as inspeções sanitárias em Saúde do Trabalhador nos locais de trabalho, assim como formas de elaborar o ‘Relatório de Inspeção Sanitárias em Saúde do Trabalhador’, que é um documento técnico.
“O curso é importante, pois além de abordar temas ligados a Vigilância em Saúde do Trabalhador também aborda os dois grandes eixos que são a Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador e a Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho”, afirma Maria Madalena.
Com carga horária de 60 horas, o curso será ministrado pelo gestor ambiental, Alexandre José Ribeiro Jacobina de Brito, e será voltado aos profissionais das vigilâncias em saúde do trabalhador, sanitária, ambiental, epidemiológica, profissionais dos núcleos regionais de saúde da SES e da atenção à saúde.
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de agosto através do link: https://forms.gle/NHVPS6z46Kr8PXcK8
Curso em Nova Andradina
Com apoio da SES, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina oferece o curso VAPT entre os dias 5 e 9 de agosto, das 8 horas às 17h30, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Nova Andradina. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, pelo link: https://forms.gle/6JftDAR81HC81fgn8
Serviço
O auditório do CES está localizado a rua 25 de dezembro, 1.231 – 3º andar – Bairro Cruzeiro, em Campo Grande.
A UEMS está localizada a rua Walter Hubacher, 138 – Vila Beatriz, em Nova Andradina.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)