Mais uma edição da palestra “O Compliance no Poder Público” foi realizada, na tarde da última segunda-feira (22). Desta vez, quem recepcionou a iniciativa – que é de autoria da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), através da Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC) -, foram os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O evento aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e contou com a participação de 100 servidores. O secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, e a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka, marcaram presença.
O objetivo da palestra foi apresentar como o processo de implementação do compliance nos órgãos estaduais será desenvolvido. Isso porque, conforme previsto no Contrato de Gestão, a Secretaria é um dos três primeiros entes públicos a contar com a orientação e o auxílio da CGE-MS na gestão de riscos e na elaboração do programa de integridade.
Segundo a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, a CGE-MS vem atuando em parceria com os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual para implementar a Política de Compliance, importante mecanismo de auxílio no processo da busca pela excelência objetivada pelo governo.
“É uma realidade o fato de que, cada vez mais, os recursos públicos estão escassos e as demandas aumentando. Por isso, é primordial que a máquina pública seja ainda mais eficiente, eficaz e com entregas efetivas. Para tanto, se faz necessário um ambiente íntegro e com menores probabilidades de que riscos se concretizem e prejudiquem o atingimento dos objetivos almejados”, pontuou.
Nesse sentido, para sistematização de respostas aos riscos e, consequentemente, maior eficiência no trato com qualquer acontecimento que possa tentar impedir o sucesso das estratégias traçadas, no encontro foram abordados os conceitos de integridade, compliance, plano de compliance, risco, gestão de risco e política de risco.
“O papel da Controladoria junto aos órgãos e entidades, nesse primeiro momento, é de apoio técnico na definição e estruturação das práticas de compliance, ou seja, na sua implantação. A partir do momento em que essas práticas forem implementadas pelas instituições o valor agregado se apresentará no fortalecimento da governança, no aumento do alcance dos objetivos, na melhor alocação dos recursos e, consequentemente, na melhor qualidade dos serviços prestados”, explicou a diretora-geral de governança e compliance da CGE-MS, Fabiana Ferreira Saldivar.
Para o secretário de saúde do Estado, Maurício Simões, a iniciativa é um marco não apenas para o Estado, mas também para o cidadão sul-mato-grossense.
“A SES é uma secretaria que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, com inúmeros processos que impactam diretamente na vida e na saúde das pessoas. Portanto, cuidar para que todos os processos internos sejam revisados e revistos sob a ótica da transparência, legalidade, conformidade, ética, princípios e valores que regem a boa atividade pública é muito satisfatório. Eu fico muito feliz em saber que a SES já está em fase de implantação do seu sistema de compliance que, com certeza, será motivo de orgulho para o povo do Mato Grosso do Sul”, destacou.
Na próxima quarta-feira (24), às 13h30, quem sedia a palestra “O Compliance no Poder Público” é a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD). O encontro será realizado na Escola Superior de Defensoria Pública, situada à Rua Raul Pires Barbosa, 1464 – Vila Manoel da Costa Lima, Campo Grande – MS.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)