O Senai e o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação) e da Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul), estão com inscrições abertas em edital de R$ 10 milhões para financiar iniciativas de bioeconomia na indústria. As inscrições podem ser feitas até 23 de agosto de 2024 pelo https://sistemafiems.ms.senai.br/chamada-bioeconomia.
Com o objetivo de promover a cultura da inovação na indústria do Estado, o financiamento busca por soluções focadas na utilização de recursos biológicos, renováveis e recicláveis, promovendo a sustentabilidade dos sistemas de produção. A iniciativa também faz parte das ações para aproximar Mato Grosso do Sul da meta de se tornar Carbono Neutro até 2030.
Para o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a iniciativa serve de estímulo para projetos que ainda estão no papel e podem fazer diferença para a redução da emissão de carbono na atmosfera. “Vamos fomentar isso para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Quando falamos de bioeconomia temos uma grande parceria com o governo do Estado e esse edital é um dos resultados desse trabalho”.
Conforme o edital, as iniciativas serão desenvolvidas na forma de cooperação entre empresa proponente e proponente executor, podendo haver a participação de outros parceiros. Os projetos aprovados deverão ser desenvolvidos com uma das unidades Senai, em Mato Grosso do Sul, sendo elas o Instituto Senai de Inovação em Biomassa, localizado em Três Lagoas, e o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, localizado em Dourados.A empresa proponente deve ser do setor industrial ou startup de base tecnológica, com CNPJ ativo no Estado.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)